O Chrome 86 já chegou para muitos usuários em praticamente todas as plataformas possíveis, mas só agora os usuários de Chromebooks começaram a receber a atualização. A demora pode valer a pena, já que o update entrega muitas mudanças com foco em acessibilidade de todo o sistema.
Muito mais acessibilidade nos Chromebooks
A partir do Chrome OS 86, os usuários poderão trocar a cor do cursor do mouse para ajudar quem tem dificuldade de encontrar o ponteiro preto na tela. Ao todo são sete opções de cores: vermelho, amarelo, verde, ciano, azul, magenta e rosa. O auxílio neste caso pode ser complementado com outros que já existem no sistema operacional, como alterar o tamanho do cursor.
A ferramenta de selecionar para falar agora pode deixar todo o entorno mais escuro, focando a visão para o que foi selecionado e está sendo falado em voz alta. Ainda em tela o ChromeVox, leitor de tela do próprio Chromebook, passa a identificar o idioma que precisa ser lido e altera automaticamente a voz. Isso significa que se uma frase começa em inglês, passa para português e termina em espanhol, o leitor falará corretamente em cada idioma.
Chrome OS 86 melhora exportar PDF e editar fotos
No lado mais para todos, a nova versão do sistema operacional do gigante das buscas permite que uma página seja transformada em PDF, enquanto mantém links, descrição de imagens e outros recursos que são utilizados por leitores de telas.
O editor de fotos que está dentro da galeria de imagens, iniciada sempre que uma foto é aberta, ganhou alguns atalhos rápidos dentro da visualização do arquivo. Neles o usuário pode rapidamente girar a imagem, recortar uma área, redimensionar a foto, ou alterar a exposição, contraste e saturação.
O Chrome OS 86 já está disponível para todos os usuários, mas pode levar algum tempo para a atualização ser baixada no seu Chromebook. Geralmente os updates chegam em ondas e o meu portátil leva alguns dias para aparecer na fila, mas desta vez eu já recebi a nova versão.
Com informações: Google.
This content was originally published here.