Antes de tudo, lhe faço uma pergunta: Quantas pessoas você já removeu das suas redes sociais porque disseram algo que te ofendeu, seja o assunto política, religião, comida, música, dentre outros?
Perdão, mais uma perguntinha: quantas pessoas você evita porque não quer falar com elas?
Houve um tempo na minha vida, quando eu queria ter uma conversa educada e famosamente civilizada, eu seguia o conselho de Henry Higgins, citado por Steven Allen em seu livro sobre técnicas de conversação, que dizia que para uma boa conversa deveríamos focar no clima e na saúde.
Eu seguia isso sem saber quem havia aconselhado e citado, atuava apenas com os ensinamentos dos meus mentores, claro, meus pais e avós.
Mas no mundo em que vivemos, os diálogos podem levar políticos, pais, amigos, namorados a não se falarem mais uns com os outros, até mesmo as questões triviais podem nos levar a ruídos e conflitos de comunicação.
Parece piada não é mesmo? Não ria, nem chore, somente comece a agir AGORA!
Agora para você, CONVERSAÇÃO = CONVERSA + AÇÃO.
É só acompanhar essa série na qual denominei “Conversação: como agradar, discutir e se defender”.
Os assuntos e temas que abordarei, poderá ajudar VOCÊ a melhorar suas comunicações e relacionamentos, seja com seu chefe, namorado(a), amigo(a), pais ou até mesmo melhorar sua comunicação profissional e de vendas.
O que você acha? Legal, né?
Não estou aqui para convencer você a nada, você fará isso consigo mesmo(a)… Você tem o poder sobre si mesmo(a)! ACREDITE NISSO!! Eu acredito e acredito em você.
Apenas acompanhe esta série e aplique no seu dia-a-dia técnicas que te ajudarão a se comunicar melhor. Combinado?
Inicialmente falando sobre conversação
Uma conversa requer equilíbrio entre o falar e ouvir, as pessoas em um dado momento perderam ou estão perdendo este equilíbrio. Faça um momento de introspecção e verá que não estou mentindo!
Essa perda, em parte, se deve a tecnologia, onde os jovens e você também, estão preferindo enviar mensagens a ligar, a ver vídeos a se encontrar.
E aí, se inseriu nisso? Isso tem substituído gradativamente as conversas e as interações pessoais.
A falta dessas interações nos causam incompetências na fala, no ouvir, em criar conexões, sentimentos e até mesmo raciocínios que parecem simples como decidir onde jantar, quando dormir, com quem se relacionar, e por aí vai.
Nessa série pretendo passar um pouco de aprendizado no falar e no ouvir.
Dito popular?
Com certeza você já deve ter recebido dicas sobre como manter um diálogo/conversa, coisas como:
- olhar nos olhos das pessoas,
- antecipar-se com tópicos interessantes e comuns entre pessoas para se discutir e se tornar uma pessoa agradável e atraente,
- que se deve sorrir para mostrar que estais prestando atenção,
- repetir enfatizando o que ouviu da outra pessoa, etc.
O que pretendo com essa série, é irmos além de conselhos, abordarei técnicas simples e aplicáveis para se manter um DIÁLOGO SINCERO!
Essas técnicas desenvolvem habilidades tanto profissionalmente, quando precisares entrevistar alguém, como para conversas diárias e com qualquer pessoa.
Basicamente, essas técnicas lhe mostrarão como ser um comunicador melhor, sem perder o seu tempo, sem ficar entediado e o melhor de tudo, sem ofender ninguém.
Chega de mi…mi…mis… ok?
O que é realmente importante em conversação?
Todos nós já tivemos grandes conversas em algum momento da vida e sabemos como elas são. Falo daquela conversa envolvente, inspiradora, de conexão verdadeira com a pessoa ou outras pessoas, conversa na qual todos entenderam e se entenderam no seu ápice daquele momento.
Uma dica inicial, faça com que as pessoas se sintam bem com elas mesmas que automaticamente elas vão se sentir bem com você, e assim, somente assim, tu serás considerado(a) uma pessoa querida e confiável.
Sendo assim, conversas, diálogos, ou seja lá como gostaria de chamar, serão mais naturais, tranquilas e saudáveis.
É isso que realmente importa numa conversação, pessoas se sentindo bem com elas e com os outros, laços de confiança mútuos, vai muito além de olhos nos olhos, sorrisos, entendeu?
EMPATIA é a palavra do momento!
Bom, vou ficando por aqui, mas só por agora…
Espero ler e responder aos seus comentários nessa série divertidíssima sobre a arte de se comunicar, COISA SIMPLES, acredite em mim, pois acredito em VOCÊ!
Fica aqui o meu convite para que possas agradar, discutir e se defender com bons diálogos e conversação.
Fontes que considero interessantes e que embasam essa série:
Foto de Keira Burton no Pexels