Foi, também, através da evolução de uma técnica de intervenção que os fundamentos da psicanálise puderam ser demonstrados, técnica cuja hipertrofia e desvios marcaram a prática analítica após sua morte. Boa parte do ensino de Lacan foi dedicada a restaurar o “sentido de Freud” que assim arriscava se perder. Sua inovação teórica, seu paradigma fundamental, modificaram profundamente a práxis analítica, tendo como conseqüência inevitável a reinvenção de dispositivos que dessem conta não só da transmissão da doutrina como da formação do analista.
Como conseqüência lógica desse ensino, a fundação, por Lacan, da Escola Freudiana de Paris em 1964 não foi somente um acontecimento histórico dentro do movimento psicanalítico internacional, mas a criação de um campo onde a doutrina psicanalítica pudesse prosperar em bases inovadoras e a formação do analista pudesse se dar em consonância com essa doutrina. Neste sentido, é impossível hoje pensar Freud sem Lacan e vice-versa e a morte de ambos nos deixa a herança fundadora do pai simbólico, que legitima a práxis de uma Escola.
A Escola Lacaniana de Psicanálise – Brasília, por mais de duas décadas de trabalho, pretende levar adiante a tarefa de reinvenção da psicanálise, acompanhando os passos de seus fundadores. O compromisso ético de seus membros é trabalhar pela construção de dispositivos que dêem conta da complexidade das duas vertentes principais que compõem a proposta de Lacan: a psicanálise em intensão, em nível privado, com seus avatares próprios, neles incluída a psicanálise-controle (supervisão) e psicanálise em extensão, única base possível para motivar uma Escola e que funda suas raizes na experiência analítica. É da dialética dessas duas vertentes, intensão e extensão noduladas, que emerge o “autorizar-se por si mesmo e por alguns outros”, axioma que marca a formação do analista e que dá ao significante Escola seus fundamentos.
Procurando pela Escola Lacaniana em Brasília/DF? Entre em contato!!
- www.escolalacanianabsb.com.br
- Direção-geral: (61) 99942-8617
- Coord. de Ensino: (61) 3242 5615
- Coord. de Cartéis: (61) 99654-5034
- Coord. de Divulgação e Mídias: (61) 99446-7667
- Atendimento psicanalítico: (61) 99942-8617