fbpx

Aplicativo do Google Chrome (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Chrome 87 abrirá até 25% mais rápido, de acordo com o Google. Já o carregamento de páginas terá velocidade até 7% superior se comparado à versão anterior do browser. Segundo a empresa, esses processos também irão consumir menor quantidade de memória RAM.

Já o Chrome para Android promete carregamento “praticamente instantâneo” ao utilizar os botões de avançar ou voltar – fruto de um cache mais inteligente.

Otimização para guias

O foco principal da atualização está nas guias – o que é uma ótima notícia para quem vive com várias abas abertas no navegador.

Com a versão 87, o Google Chrome irá priorizar as guias ativas, o que deve evitar que as demais abas em segundo plano consumam energia e memória. O upgrade tem relação com a nova forma encontrada pela empresa para que o navegador lide com JavaScript, que reduz o uso da CPU em até 5x e estende a vida útil da bateria em até 1,25 horas.

A otimização de guias é capaz de considerar recursos importantes, como a reprodução de música e o recebimento de notificações, para que o gerenciamento não os deixe de lado quando estiverem em segundo plano.

Com o rastreamento de oclusão, o Chrome consegue saber quais abas estão visíveis para o usuário, o que permite potencializar os recursos nas guias que você está usando no momento.

Além disso, o Chrome 87 terá uma nova seção que permitirá buscar e encontrar abas facilmente.

Tab search in #Chrome is a new way to find an open tab – just type the page name you’re looking and for and it’ll pop up. Learn more about this latest version of Chrome → https://t.co/NrsADN8PMv pic.twitter.com/1R5azL68lf

— Chrome (@googlechrome) November 17, 2020

Realize ações diretamente da barra de endereços

Outra novidade que chega ao Chrome 87 é a possibilidade de realizar ações de configuração a partir da barra de endereços do navegador.

Funciona da seguinte forma: para excluir o histórico de navegação, por exemplo, basta digitar na barra “excluir histórico” e aguardar pela sugestão que o levará até a tela de configurações do browser – sem a necessidade de acessar um menu e buscar por essa opção entre tantas outras.

Chrome 87 (GIF: Divulgação/Google)

Inicialmente, você poderá:

Por fim, o Chrome também irá adicionar novos cartões às páginas de nova guia para sugerir páginas acessadas em buscas realizadas previamente, o que permitirá aos usuários retomar uma pesquisa.

O Chrome 87 já começou a ser liberado no mundo inteiro. De acordo com o Google, todas as novas funções devem chegar aos usuários nas próximas semanas.

Com informações: Google (1 e 2)

This content was originally published here.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.